domingo, 12 de outubro de 2008

Teste às Scott 2009

Graças à Bikezone, hoje pudemos testar a nova Genius 20 e a Ramson 10 de 2009, no nosso território habitual.
Eu, à semelhança de ontem no Pé do Negro andei com a Ramson 10.
A grande novidade do modelo de 2009 é o Hammer Schmidt.
A meu ver o grande handicap deste modelo são os pneus, Nobby Nic 2.4. São uns pneus muito leves, mas também muito finos, por isso furam com muita facilidade. Curiosamente o que arrastam na subida não agarram na descida... Não me dão confiança nenhuma! Outro pormenor menos positivo desta bicla é o selim, mas isso cada cu, sua sentença.
Como já referi, hoje fomos dar a volta do costume para identificar as grandes diferenças dos dois modelos, aqui estou a descer o barranco.
O Nel desce muito melhor nesta nova Genius, mas o barranco continua a assusta-lo.
A artistica do dia!
Nel no final do singletrack do parque.
Depois da subida para a curva da morte decidimos trocar os pedais e trocar de bicla, o Nel ficou admirado com a facilidade da Ramson a subir e a descer até se entusiasmou!
Eu queria comparar a nova Genius com o meu ferrinho. Fiquei bem impressionado e até gostei do tamanho L. A Genius está mais ágil, mais relaxada, menos XC, mas não tem geometria a condizer com o curso (150mm), mas posso ter ficado com a ideia errada, afinal estava habituado à Ramson...
No D. Julia voltamos às nossas meninas.
Decidimos subir pelas pedras, eu estava quase 100% evangelizado à relação das opções do Hammer Schmidt, já que a tudo o resto já estava completamente. A sua facilidade de utilização é excepcional! Quero um Hammer Schmidt! Entretanto o Nel engana-se na pedra a subir e ZÁS... Depois de vermos que não tinha grandes arranhões seguimos (mais tarde descobrimos que a mão é que lhe doía mais). 
Seguimos para o wallride que o Nuno construiu, eu entusiasmei-me um bocado...
Ou a culpa foi dos Nobby nic, mas no final, onde supostamente não havia perigo...
ZÁS!!! Ainda consegui uns arranhões e um pulgar "esticado".
Depois descemos pelas pedras...
Ainda subimos pela Falperra até ao nosso mitico singletrack (cada vez mais escavado).

Resumo da volta (fora negras e arranhões)
Genius 20:
Melhor em todos os aspectos, muito perto da bicla perfeita para fazer um pouco de tudo, sem saltos e tal e coisa.
Ramson 10:
Foi a primeira vez que andei neste modelo com a Fox 36, outra coisa, sem dúvida! Se bem que requer alguma habituação, a pedaleira está numa posição mais alta que o que estou habituado, o que dá a impressão que o guiador está um pouco baixo. Mais uma vez, o Hammer Schmidt é um verdadeiro espetaculo!!!

Sem comentários: