domingo, 6 de abril de 2008

Volta à Geira, razia (quase) geral!!!!

À hora marcada alguns, nem todos (não é preciso dizer quem!!!), estavam no McDonalds. Em dia de sol lá nos fizemos ao caminho para a Geira.
O Mike não falhou, dobrou a sua bicla e meteu-a na mala! Depois de muitas voltas pela cidade de Braga lá nos fizemos ao caminho...
Uma surpresa foi a presença do Palmeirinha no grupo, aqui já a trabalhar para o Vasco...
O Vulcão que andou a ameaçar que não vinha, a Luisinha deu licença e ele lá compareceu.
Já no monte, num caminho novo que o mestre Palmeirinha nos mostrou. Hoje também tivemos o prazer do seu companheiro de voltas, o Zé luis (camisola laranja).
Esta, Contente, é só para não dizeres que não te ponho no blog a pedalar! Mas tenho que admitir que é mais provável apanha-lo ou a cair ou a carrega-la... eh eh eh
O grupo a aquecer
Um aparte: dizem que Portugal não tem sinalização? bem, em pleno monte um sinal muito útil... "faz cuidado que ó para cima sobe!"
Oscar a dar-lhe no inicio.
Aqui o Vulcão já ia de roda no ar, enquanto é a da frente que vai no ar, vamos indo...
Vulcão a passar num dos vários marcos das milhas que sinalizam a Geira Romana.
Zona mais traiçoeira, mas sempre espetacular.
Pode-se constatar a abertura do dia do Contente, apartir daqui... foi sempre a dar-lhe!
Xani a dar no gás...
... seguido do Vulcão!
Nel! Sai da frente! Zonas de pedras para trepar, o Oscar ainda tentou...
Mas na parte final, já não dava para andar tão devagar... Enquanto que o Claudio puxava duro!
A seguir veio o Vulcão...
...sem problemas, seguido do nosso caloiro preferido (eh eh eh, às vezes até eu acho que mando bocas afiadas demais, mas ele também faz por isso)
Claro está! Sempre a dar-me conteúdo interessante para o blog. Contente és grande! Claro que ele não foi o único e a minha vez chegou, a olhar para a paisagem, bati com o pedal numa pedra e capotei de frente! Depois de verificados os danos lá arrancamos. O Vulcão começou a mandar bocas, a gozar comigo...
Passando 15 segundos saca uma égua e espeta a cara na terra, não fosse o Mike segurar-lhe a bicla a esta hora ainda estava a desencravar a corrente... das costas!
O Xani, visto termos convidados novos, decidiu apresentar novamente o crenco de encaixe...
Depois foi o Claudio, mandou um esticão na corrente que até a arrancou... Vasco, que fazes?
Esta é só para mostrar a minha bicla! (aqui ainda inteira)
Teve que vir o Palmeirinha para dar o jeito ao Claudio, que por acaso foi bem resolvido pelo Xani (está um mecanico este menino...)
Foto dos "manos" que mostraram ao resto do pessoal o que são camisolas bonitas!
O Xani capotou numa zona de pedras, esta era a banana que ele tinha, nessa acrobacia, no bolso de trás. Ainda a comeu... "mete pó bucho" que vais precisar!
Chegados ao fim, demos a volta e seguimos para o inicio. Eu queixava-me do meu desviador dianteiro que batia no pneu traseiro, coisa estranha... de repente o Vulcão arrebenta a corrente!
O pessoal montou a esplanada enquanto ele resolvia o problema... o Zé Luis aproveitou para dar ar à dele.
...só faltaram as cervejinhas...
... enquanto do outro lado se continuava o conserto, claro que o Palmeirinha deu uma mãozinha...
O Vulcão fez esta zona 3 vezes... mas lá conseguiu, aqui numa posição muito engraçada, no fim da sua segunda tentativa.
E depois sinto algo estranho na minha bicla... nada mais que a escora partida, como se pode ver na imagem, o técnico deu a sua sentença...
... não havia nada a fazer! Estava a 18km do carro! Enquanto eles arrancaram a todo gás para irem buscar o carro, fiquei para trás, a pé e com a bicla para empurrar.
Aproveitei para me deliciar com as belas paisagens e para pôr a conversa em dia, falei com vária gente por telefone... entretanto liga o Nel. Arrebentou a corrente, também ia aproveitar a boleia do Palmeirinha. Mais tarde liga o Xani, não sabia onde estava, não dava com o caminho. Toca a dar-lhe o número do Palmeirinha para ele se "encontrar" (não foi espiritualmente...). Dos outros nunca mais ouvi falar, mas como ninguém me falava deles supunha que estivessem OK.
Desta vez sem perigo de capotar, continuava a gozar da paisagem. Nesta altura até o Nel já tinha o número do Palmeirinha... O Xani ligou mais uma ou duas vezes, por sinal o Mike e André já estavam a chegar a Braga e o Palmeirinha já vinha buscar-nos. No meio desta confusão recebo uma SMS, uma amiga minha tinha tido o filho, é saudavel e a familia está feliz... E eu no meio do monte, com a bicla partida, não sei quantos perdidos, um para cada lado. A boa disposição reinava do meu lado, este verde todo...
Vim a saber mais tarde que o Vasquinho passou pelo Nel (devido à avaria com a corrente), chateado porque se tinha perdido.
As paisagens são mesmo loucas. Xani já me diz para eu não lhe ligar que está a ficar sem bateria, aflito ainda não se tinha encontrado, digo, encontrado o caminho.
Parece que entretanto o Vasco passou novamente pelo Nel (que vinha com a bicla à mão, sem corrente), tinha-se perdido novamente...
Aqui só me faltava 1km para o ponto de encontro com o carro (o coreto), o Palmeirinha poupou-me 8km. Neste momento deveria estar o Oscar, depois de furar, a colocar a camara de ar do Contente, porque não levou a respectiva suplente. Feitos ao caminho foi a vez do Contente furar... Eu juro que não estou na tanga, é o real relato do que aconteceu!!! Toda a gente sabe que sou um gajo com imaginação, mas para pensar numa tamanha trama num sábado de manhã... nunca na vida!
Chegado ao lugar marcado encontro o Nel e o Palmeirinha a preparar o carro, eramos 3 gajos, 3 biclas e um golf com 2 suportes de biclas! Resolvido o problema aritmético fui assim, num canto do único assento deixado de pé na traseira do carro, com o pedal do Palmeirinha a furar-me o peito. Fomos de gás colado (por estradas que nem sempre convidavam a tanta velocidade), passamos por Terras do Bouro, Caldelas e finalmente chegamos aos carros, antes do resto do pessoal! Impressionante! Toda a viagem fomos presenteados com as conversas do Palmeirinha com o Xani, para além dos problemas normais de comunicação "estou numa estrada de terra..." sem rede pouco se apanhava mas, sem saber como, já tinha chegado ao cruzeiro. Como se pode ver na foto a minha boa disposição, muito estranhamente, manteve-se!
Foto pormenor da soldadura que cedeu... espero que os senhores da Scott se responsabilizem! (e que o único problema seja mesmo só na escora...)
Aos poucos eles chegavam, ouviam-se comentários como "estou de rastos" (claro que não fui eu que disse) ou mesmo "tenho o cu em ferida aberta" (este é que não fui eu mesmo que disse!!)
Noticia do dia, o Xani encontrou o caminho e arrastou-se até ao carro. Desnutrido e de rastos só sonhava com uma laranjeira que tinha um muro a separa-lo dela. Teve o Nel que parar o carro já a caminho de Braga para ele sacar uma laranja a um quintal à berma da estrada! Eu e o Oscar fomos directos para a Bikezone para deixar as nossas biclas (claro que paramos pela pastelaria em Amares), foi quando que reparamos que estavam lá as biclas quase todas... que razia!!!!


RESUMO DO DIA
Pinho: Cambalhota e quadro partido;
Oscar: Furo;
Nel: Arrebentou a corrente;
Xani: Cambalhota, o crenco saiu e perdeu-se;
Claudio: Arrebentou a corrente;
Contente: Quedas diversas e furo;
Mike: Queda ligeira;
Vulcão: Beijou a terra (com estilo) e arrebentou a corrente;
Vasco: Mergulhou no charco e perdeu-se;
Zé Luis: Queda ligeira e furo;
Palmeirinha: NADA!





Fica aqui a foto, em jeito de homenagem, do Santo Padroeiro da Geira: Palmeirinha. Sem hesitar foi ajudando uns e outros e terminou com uma volta de carro pelo Minho para nos ir buscar. Obrigado! És graunde!


Adenda - 7 de Abril:
Soube hoje que o Vasco chegou ao carro com a bicla à mão. Um parafuso do travão traseiro saltou, o que provocou que a sua roda traseira ficasse bloqueada. Só mais um!

domingo, 30 de março de 2008

Domingo calminho

Depois de dar cabo do joelho no Sábado e de conseguir recuperar com o tratamento de choque na parte da tarde (5 horas perdido na IKEA), Aceitei o convite do Mike e fomos rolar um pouco, pelo meio dos domingueiros.
Uma volta com um inicio muito diferente, subimos por Lamações / Nogueiró para o Bom Jesus, acompanhados pela chuva logo no inicio.
A subida pelo parque do Bom Jesus, o Mike via-se ao longe.
Encontramos uns caminhos muito castiços.
Aqui eu em grande, já em cima das pedras da Sta Marta, antes de me estatelar no chão... as pedras estavam muito escorregadias... digo eu!
No final o singletrack que vai terminar nas boxes da Falperra. Volta curta mas com ritmo.

Clip da volta

sábado, 29 de março de 2008

Sábado solarengo, quando queria!

Hoje arrancamos a pensar em ir para um lado e acabamos por ir para outro, por causa de uma nova entrada, o Contente, o nosso último caloiro, que por sinal era a primeira vez que andava de pedais de encaixe e toda a gente sabe qual é o resultado. eh eh eh O Silvas como deu cabo de um eixo traseiro, ou coisa assim, do ferro dele levou outro ferro: uma Cannondale Rush com uma lefty à frente.
O nosso caloiro benzeu-nos logo com uma avaria mecanica nas velocidades, resolvida muito prontamente pelo nosso mecanico de serviço: o Xani. (eu sei que é estranho, mas resolveu mesmo o problema, eh eh eh)
Este blog é o centro das grandes novidades mundiais em termos de BTT, Xani a apresentar o novo sistema Shimano XT de crencos, depois dos pedais de encaixe... crencos de encaixe!
O caloiro aqui já caía para o lado seguidinho...
Quando digo seguidinho digo: esta foto já foi de outra queda! Não lhe agradou muito estas subidas!!!
Aqui a devolução do bidãozinho ao Nel, como largou o seu bidãozinho à fogareiro como carro do Noddy, está sempre a perder o novo...
O caloiro a provar que anda aí para as curvas, digo para as lombas!
O Silvas gostou de experimentar a lefty em todas as condições! Depois deste saltinho rasteirinho do também "Sport Billy" aproveitei um novo encontro com os nossos amigos do http//endurosvictor.blospot.com para dar uma voltinha de XR400, ah saudades...
O Contente, que veio com o espirito de substituir o Pressinhas, depois de umas quedas abandonou-nos porque tinha mais que fazer!
Por falar em ter mais que fazer... depois de subir até às antenas (já subo e desço a trialeira sempre a dar-lhe!) estes meninos ficaram no paleio, sem pressas tive que os correr para arrancarmos.
O Claudio faz questão de se misturar com a paisagem!
Na parede é que se vê quem são os elos mais fracos, o Oscar até esconde a cara... eh eh eh, e o camisola amarela foi o último a chegar, como é óbvio os camisola cor-de-rosa do prémio montanha fui eu, o Nel e o Silvas. O Xani não aparece porque foi pela estrada e esperou por nós no inicio do singletrack... está muito em baixo de forma!
Já no final, todos! O Xani ainda teve tempo para se enrolar com a sua bicla no meio do singletrack, como sempre na busca do protagonismo, mas eu já ia bem à frente a filmar... foi pena.
Silvas: "...menos belchior, menos!"